0 aluno

Ao ingressar no Ensino Fundamental Anos Iniciais os alunos vivenciam a transição de uma orientação curricular estruturada por campos de experiências da Educação Infantil em que as interações, os jogos e as brincadeiras norteiam o processo de aprendizagem e desenvolvimento, cabe ao ensino de Arte assegurar aos alunos a possibilidade de se expressarem criativamente em seu fazer investigativo por meio da ludicidade, propiciando uma experiência centrada nos interesses dos mesmos, nos aspectos históricos/culturais do município valorizando os aspectos éticos e estéticos não limitando-se à esfera municipal mas perpassando por outras culturas, respeitando as faixas etárias e ampliando as experiências de aprendizagem até o final do 5º ano. Esse referencial abrange as seguintes dimensões artísticas :
*As artes visuais – Irão predispor aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural sejam elas concretas ou simbólicas nos diversos tempos históricos e contextos sociais.
*A dança – Os processos de investigação e produção artística da dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética problematizando e transformando percepções acerca do corpo e da dança por meio de arranjos que permitem novas visões de si, do outro e do mundo.
* A música – É a expressão artística que se materializa por meio dos sons que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura. A ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela percepção, experimentação, reprodução,manipulação e criação de materiais sonoros diversos dos mais próximos aos mais distantes da cultura musical dos alunos. Esse processo lhes possibilita vivenciar a música interrelacionada à diversidade e desenvolver saberes musicais fundamentais para a sua inserção e participação crítica e ativa na sociedade.
*O teatro – Instaura a experiência artística e multissensorial de encontro com o outro em performance. Nessa experiência, o corpo é lócus de criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos de si próprios por meio do verbal,não verbal e da ação física. Os processos de criação teatral passam por situações de criação coletiva e colaborativa por intermédio de jogos, improvisações, atuações e encenações caracterizados pela interação entre atuantes e espectadores. O fazer teatral possibilita a intensa troca de experiências entre os alunos e aprimora a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal,a intuição, a memória, a reflexão,a emoção,testar os limites e o contato com a diversidade.

  • É hora de aprender a aprender!
  • Contextos e práticas / Arte e tecnologia

    (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético, utilizando a imagens, esculturas e fotografias de obras de pintores brasileiros e aproveitando para valorizar os artistas locais e do nosso estado. (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF15AR01), (EF15AR26)

  • Elementos da linguagem

    (EF15AR02)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF15AR02)

  • Cores

    (EF15AR01NIL)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF15AR01NIL)

  • TEMA GERADOR: ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – OS NOMES E SEUS PERFIS

    Esculturas de animais/ Ilustrações/ Pintores ( ex: Márcio Camargo) entre outros/ animais famosos retratados em filmes...

  • TEMA GERADOR: OBSERVAÇÃO DO MEIO – A NATUREZA

    Apreciar e identificar formas distintas de composição da natureza, das mais variadas espécies de plantas, conhecerem artistas que se inspiram na natureza e nas plantas para compor suas obras (artes plásticas e música). Ex: Rodrigo Bueno, Andrew Godsworthy, Sylvain Meyer, Bija Ri

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Da Região SUDESTE

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • Contextos e práticas/Processos de criação/Processos de criação/Patrimônio cultural. Semana de 15 a 19/06

    (EF15AR01) / (EF15AR06) / (EF15AR11) / (EF15AR25)

  • Matrizes estéticas e culturais/Sistemas da linguagem/Arte e tecnologia. Semana de 22 a 26/06

    (EF15AR03)/ (EF15AR07)/ (EF15AR13) /(EF15AR26)

  • Materialidades/Contextos e práticas/Notação e registro musical Semana de 29/06 a 03/07

    (EF15AR04)/ (EF15AR08)/ (EF15AR16)

  • Processos de criação/ Elementos da linguagem... Semana de 06 a 10/07

    (EF15AR05) / (EF15AR09)

  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
Grátis