1 aluno

Ao iniciar o Ensino Fundamental, os alunos possuem vivências, saberes, interesses e curiosidades sobre o mundo natural e tecnológico que devem ser valorizados e mobilizados. Esse deve ser o ponto de partida de atividades que assegurem a eles construir conhecimentos sistematizados de Ciências, oferecendo-lhes elementos para que compreendam desde fenômenos de seu ambiente imediato até temáticas mais amplas.

Nesse sentido, não basta que os conhecimentos científicos sejam apresentados aos alunos. É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza.

As aprendizagens essenciais a ser asseguradas neste componente curricular foram organizadas em três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental. São elas:

  • Matéria e energia: contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria e os diferentes usos da energia, oferecendo aos alunos a oportunidade de interação, compreensão e ação no seu entorno.
  • Vida e evolução: propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta. As características dos seres vivos são trabalhadas a partir das ideias, representações, disposições emocionais e afetivas que os alunos trazem para a escola.
  • Terra e Universo: busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles.

 

  • É hora de aprender a aprender
  • Propriedades e usos dos materiais.

    (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF02CI01)

  • Prevenção de acidentes domésticos e saúde / Seres vivos no ambiente/ Plantas/

    (EF02CI03), (EF02CI01NIL) , (EF02CI07RJ)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF02CI03), (EF02CI01NIL) , (EF02CI07RJ)

  • Prevenção e saúde/ Alimentação saudável Alimento como fonte de matéria, energia e saúde.

    (EF02CI08RJ);(EF02CI09RJ)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF02CI08RJ);(EF02CI09RJ)

  • TEMA GERADOR: ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – OS NOMES E SEUS PERFIS

    Conhecer os animais do ambiente familiar/ Compreender o conceito de animal de estimação/ características / cuidados com a saúde dos Pets

  • TEMA GERADOR: OBSERVAÇÃO DO MEIO – A NATUREZA

    Identificar tipos de plantas. Conhecer a título de curiosidade, plantas que servem de remédio e o desenvolvimento da planta; As plantas enfeitam muitos ambientes. Quais são elas? Quais animais se alimentam de plantas...

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Da Região SUDESTE

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • Prevenção de acidentes domésticos/Prevenção e saúde. Semana de 15 a 19/06

    (EF02CI02) / (EF02CI08RJ)

  • Seres vivos no ambiente Plantas/Alimentação saudável Alimento como fonte de matéria, energia e saúde. Semana de 22 a 26/06

    (EF02CI05) / (EF02CI09RJ)

  • Seres vivos no ambiente Plantas/Medida de tempo/O corpo humano percebe o ambiente... Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF02CI01NIL) / (EF02CI11RJ) / (EF02CI02NIL)/(EF02CI10RJ)

  • Prevenção e saúde/O lixo e o meio ambiente. Semana de 06 a 10/07

    (EF02CI07RJ) / (EF02CI03NIL)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
Grátis