1 aluno

        Ao iniciar o Ensino Fundamental, os alunos possuem vivências, saberes, interesses e curiosidades sobre o mundo natural e tecnológico que devem ser valorizados e mobilizados. Esse deve ser o ponto de partida de atividades que assegurem a eles construir conhecimentos sistematizados de Ciências, oferecendo-lhes elementos para que compreendam desde fenômenos de seu ambiente imediato até temáticas mais amplas.

Nesse sentido, não basta que os conhecimentos científicos sejam apresentados aos alunos. É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza.

As aprendizagens essenciais a ser asseguradas neste componente curricular foram organizadas em três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental. São elas:

  • Matéria e energia: contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria e os diferentes usos da energia, oferecendo aos alunos a oportunidade de interação, compreensão e ação no seu entorno.
  • Vida e evolução: propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta. As características dos seres vivos são trabalhadas a partir das ideias, representações, disposições emocionais e afetivas que os alunos trazem para a escola.
  • Terra e Universo: busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles.

 

  • É hora de aprender a aprender!
  • Doenças: contagiosas, congênitas, hereditárias comuns. Saúde e Higiene Verminoses

    Doenças: contagiosas, congênitas, hereditárias comuns. Saúde e Higiene Verminoses

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF03CI01NIL)

  • Estados físicos da água e ambientes naturais/ Seres vivos/ Ambientes naturais/ Características da Terra.

    (EF03CI02RJ), (EF03CI03RJ), (EF03CI05RJ), (EF03CI11RJ)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF03CI02RJ), (EF03CI03RJ), (EF03CI05RJ), (EF03CI11RJ)

  • Características e desenvolvimento dos animais: Mamíferos, Aves, Répteis, Anfíbios, Peixes/Ambientes naturais/Características da Terra Usos e preservação dos recursos do planeta Consumo Conscientes.

    (EF03CI04); (EF03CI06); (EF03CI06RJ); (EF03CI09RJ)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF03CI04); (EF03CI06); (EF03CI06RJ); (EF03CI09RJ)

  • TEMA GERADOR: NA ESCOLA SOMOS TODOS IGUAIS

    Semelhanças e diferenças visíveis ( cabelo, olhos, altura, jeito de ser,gostos...) /# OperaçãoForabullyng, eu apoio! /Nossos colegas são especiais (retratar as diferenças entre colegas que necessitam de cuidado especial, curiosidade sobre algumas necessidades especiais como: visão, mobilidade, audição).

  • TEMA GERADOR: OBSERVANDO O CÉU

    Os seres da natureza, as paisagens, biodiversidade, atitudes para uma vida saudável, os estados da matéria... Tudo relacionado com os fenômenos que vemos quando observamos o céu.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Da Região SUL.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • Características e desenvolvimento dos animais/Seres vivos Observação e registro de táxons/Características da Terra Usos e preservação do solo Consumo Consciente/ Semana de 15 a 19/06

    (EF03CI05) / (EF03CI03RJ) / (EF03CI13RJ)

  • Ambientes Naturais/Características da Terra Usos e preservação do solo Consumo Consciente. Semana de 22 a 26/06

    (EF03CI05RJ) / (EF03CI06RJ) /(EF03CI15RJ)

  • Recursos naturais e tecnologia Alimentação/Doenças.../Características da Terra/ Usos e preservação do solo... Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF03CI08RJ) / (EF03CI01NIL)/ (EF03CI14RJ)

  • Características da Terra... /Consumo Consciente. Semana de 06 a 10/07

    (EF03CI09RJ) / (EF03CI10RJ)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
Grátis