1 aluno

      Ao iniciar o Ensino Fundamental, os alunos possuem vivências, saberes, interesses e curiosidades sobre o mundo natural e tecnológico que devem ser valorizados e mobilizados. Esse deve ser o ponto de partida de atividades que assegurem a eles construir conhecimentos sistematizados de Ciências, oferecendo-lhes elementos para que compreendam desde fenômenos de seu ambiente imediato até temáticas mais amplas.

Nesse sentido, não basta que os conhecimentos científicos sejam apresentados aos alunos. É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza.

As aprendizagens essenciais a ser asseguradas neste componente curricular foram organizadas em três unidades temáticas que se repetem ao longo de todo o Ensino Fundamental. São elas:

  • Matéria e energia: contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimento sobre a natureza da matéria e os diferentes usos da energia, oferecendo aos alunos a oportunidade de interação, compreensão e ação no seu entorno.
  • Vida e evolução: propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta. As características dos seres vivos são trabalhadas a partir das ideias, representações, disposições emocionais e afetivas que os alunos trazem para a escola.
  • Terra e Universo: busca-se a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles.
  • É hora de aprender a aprender !
  • Constelações e mapas celestes Movimento de rotação da Terra Periodicidade das fases da Lua Instrumentos óticos

    (EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite; (EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos;

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF05CI10) , (EF05CI13)

  • Constelações e mapas celestes/ Movimento de rotação da Terra/ Periodicidade das fases da Lua/ Instrumentos ótico.s

    (EF05CI11), (EF05CI12), (EF05CI13RJ), (EF05CI14RJ)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF05CI11), (EF05CI12), (EF05CI13RJ), (EF05CI14RJ)

  • Constelações e mapas celestes Movimento de rotação da Terra Periodicidade das fases da Lua Instrumentos óticos

    (EF05CI15RJ); (EF05CI16RJ)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF05CI15RJ); (EF05CI16RJ)

  • TEMA GERADOR: EQUILÍBRIO DO MUNDO

    Sustentabilidade/ Recursos Naturais ( possível escassez )/ poluição das águas, do solo, alimentação saudável/ O lixo e como tratá-lo / Epidemia e pandemia/ Nutrição...

  • TEMA GERADOR: RELAÇÕES ENTRE SOCIEDADE, NATUREZA E CULTURA NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

    Relacionar a passagem do ano ao movimento de translação da Terra; Organizar e registrar informações sobre a duração do dia em diferentes épocas do ano; O nascer e o pôr do sol.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Das Regiões CENTRO – OESTE e NORDESTE.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • Propriedades físicas dos materiais /Ciclo hidrológico /Consumo consciente/ Reciclagem. Semana de 15 a 19/06

    (EF05CI03) / (EF05CI04)

  • Propriedades físicas dos materiais/ Ciclo hidrológico/ Consumo consciente/ Reciclagem. Semana de 22 a 26/06

    (EF05CI05) / (EF05CI01RJ)

  • Propriedades físicas dos materiais/ Ciclo hidrológico/ Consumo consciente/ Reciclagem. Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF05CI02RJ)/(EF05CI03RJ)

  • Nutrição do organismo/ Hábitos alimentares/ Integração entre os sistemas: digestório, respiratório e circulatório. Semana de 06 a 10/07

    (EF05CI12RJ)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 20 a 24/07.
Grátis