1 aluno

Os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais possuem múltiplas experiências pessoais e sociais, o que torna necessário reconhecer a existência de infâncias no plural e, consequentemente, a singularidade de qualquer processo escolar e sua interdependência com as características da comunidade local. É importante reconhecer, também a necessária continuidade às experiências em torno do brincar, desenvolvidas na Educação Infantil. Os alunos possuem conhecimentos que precisam ser, por um lado, reconhecidos e problematizados nas vivências escolares com vistas a proporcionar a compreensão do mundo e, por outro, ampliados de maneira a potencializar a inserção e o trânsito desses alunos nas várias esferas da vida social.
Diante do compromisso com a formação estética, sensível e ética a Educação Física, aliada aos demais componentes curriculares, assume compromisso claro com a qualificação para a leitura, a produção e a vivência das práticas corporais. Ao mesmo tempo, pode colaborar com os processos de letramento e alfabetização dos alunos ao criar oportunidades e contextos para ler e produzir textos que focalizem as distintas experiências e vivências nas práticas corporais tematizadas. Para tanto, os professores devem buscar formas de trabalho pedagógico pautadas no diálogo, considerando a impossibilidade de ações uniformes. Nas práticas de Educação Física os alunos experimentam diversos tipos de esportes, regras para brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
• Brincadeiras e jogos: Explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si… Neste documento, as brincadeiras e os jogos têm valor em si e precisam ser organizados para ser estudados. São igualmente relevantes os jogos e as brincadeiras presentes na memória dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, que trazem consigo formas de conviver, oportunizando o reconhecimento de seus valores e formas de viver em diferentes contextos ambientais e socioculturais brasileiros.
• Esportes: reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas. Como toda prática social, o esporte é passível de recriação por quem se envolve com ele. Para a estruturação dessa unidade temática, é utilizado um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
• Ginásticas: são propostas práticas com formas de organização e significados muito diferentes, o que leva à necessidade de explicitar a classificação adotada: (a) ginástica geral; (b) ginásticas de condicionamento físico; e (c) ginásticas de conscientização corporal.
• Danças: explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias.
• Lutas: focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário.
• Práticas corporais de aventura: exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.

  • Movimentos

    (EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF12EF01)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF12EF02), (EF12EF07)

  • Danças do contexto comunitário e regional

    (EF12EF12)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF12EF12)

  • TEMA GERADOR: ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – OS NOMES E SEUS PERFIS

    Brincadeiras, atividades recreativas envolvendo o tema gerador / Passatempos/ jogos de memória...

  • TEMA GERADOR: OBSERVAÇÃO DO MEIO – A NATUREZA

    Equilíbrio, movimentos de acordo com o tema gerador.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Da Região SUDESTE

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho

    EXPLORANDO O TEMA

  • Brincadeiras e jogos populares do Brasil, do mundo de matriz indígena e africana. Danças do contexto comunitário e regional Semana de 15 a 19/06.

    (EF12EF03) / (EF12EF12)

  • Ginástica Geral - Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF12EF07)

  • Danças do contexto comunitário e regional. Semana de 06 a 10/07

    (EF12EF11)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 20 a 24/07.
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 27 a 31/07.
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 03 a 07/08
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 10 a 14/08
  • Esportes de marca. Esportes de precisão. Semana de 17 a 21/08/2020

    (EF12EF05)

  • Esportes de marca. Esportes de precisão. Semana de 24 a 28/08

    (EF12EF06)

  • Ginástica Geral. Semana de 31/08 a 04/09.

    (EF12EF08) / (EF12EF09)

  • Semana de Alfabetização – 07 a 11/09
  • Semana de Alfabetização – 14 a 18/09
  • Danças do Contexto Comunitário e Regional. Semana de 21 a 25/09

    (EF12EF11)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 28/09 a 02/10.
  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 05/10 a 09/10.
  • Semana das Crianças - 12/10 a 16/10.
  • Semana das Crianças - 19/10 a 23/10.
  • Esportes de marca. Esportes de precisão. Semana de 26 a 30/10.

    EF12EF01RJ

  • Ginástica Geral. Semana de 02 a 06/11.

    EF12EF10

Grátis