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Os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais possuem múltiplas experiências pessoais e sociais, o que torna necessário reconhecer a existência de infâncias no plural e, consequentemente, a singularidade de qualquer processo escolar e sua interdependência com as características da comunidade local. É importante reconhecer, também a necessária continuidade às experiências em torno do brincar, desenvolvidas na Educação Infantil. Os alunos possuem conhecimentos que precisam ser, por um lado, reconhecidos e problematizados nas vivências escolares com vistasa proporcionar a compreensão do mundo e, por outro, ampliados de maneira a potencializar a inserção e o trânsito desses alunos nas várias esferas da vida social.
Diante do compromisso com a formação estética, sensível e ética a Educação Física, aliada aos demais componentes curriculares, assume compromisso claro com a qualificação para a leitura, a produção e a vivência das práticas corporais. Ao mesmo tempo, pode colaborar com os processos de letramento e alfabetização dos alunos ao criar oportunidades e contextos para ler e produzir textos que focalizem as distintas experiências e vivências nas práticas corporais tematizadas. Para tanto, os professores devem buscar formas de trabalho pedagógico pautadas no diálogo, considerando a impossibilidade de ações uniformes. Nas práticas de Educação Física os alunos experimentam diversos tipos de esportes, regras para brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
• Brincadeiras e jogos: Explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si… Neste documento, as brincadeiras e os jogos têm valor em si e precisam ser organizados para ser estudados. São igualmente relevantes os jogos e as brincadeiras presentes na memória dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, que trazem consigo formas de conviver, oportunizando o reconhecimento de seus valores e formas de viver em diferentes contextos ambientais e socioculturais brasileiros.
• Esportes: reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas. Como toda prática social, o esporte é passível de recriação por quem se envolve com ele. Para a estruturação dessa unidade temática, é utilizado um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
• Ginásticas: são propostas práticas com formas de organização e significados muito diferentes, o que leva à necessidade de explicitar a classificação adotada: (a) ginástica geral; (b) ginásticas de condicionamento físico; e (c) ginásticas de conscientização corporal.
• Danças: explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias.
• Lutas: focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário.
• Práticas corporais de aventura: exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.

  • Movimentos
  • PARTE 1 - Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

    (EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35EF01)

  • Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo /Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana/Ginástica Geral.

    (EF35EF02), (EF35EF02RJ), (EF35EF07)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35EF02), (EF35EF02RJ), (EF35EF07)

  • Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

    (EF35EF03)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35EF03)

  • TEMA GERADOR: AMIZADE E AFETIVIDADE

    Jogos cooperativos / Curiosidades sobre atitudes de amizade e afetividade nos esportes / Curiosidades sobre os jogos paralímpicos.

  • TEMA GERADOR: DIFERENÇAS ENTRE NATUREZA E CULTURA

    Criar e experimentar novas regras para brincadeiras e jogos visando à inclusão e a participação de todos.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Das Regiões NORTE e NORDESTE.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho

    EXPLORANDO O TEMA

  • Brincadeiras e jogos populares do Brasil, do mundo. Matriz indígena e africana. Semana de 15 a 19/06

    (EF35EF05)

  • Brincadeiras e jogos populares... /Esportes de campo,rede/parede,Esportes de invasão. Semana de 22 a 26/06

    (EF35EF02) / (EF35EF06)

  • Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo... / Ginástica Geral - Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF35EF03) / (EF35EF03RJ)

  • Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo;de matriz indígena e africana. Ginástica Geral. Semana de 06 a 10/07

    (EF35EF01RJ) / (EF35EF02RJ) /(EF35EF07)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 20 a 24/07.
Grátis