• Movimentos
  • Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

    (EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35EF01)

  • Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo/ Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana/ Ginástica geral.

    (EF35EF02), (EF35EF02RJ), (EF35EF07)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35EF02), (EF35EF02RJ), (EF35EF07)

  • Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

    (EF35EF03)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35EF03)

  • TEMA GERADOR: EQUILÍBRIO DO MUNDO

    Nutrição auxiliando na saúde física/ Curiosidade sobre o cotidiano de atletas...

  • TEMA GERADOR: RELAÇÕES ENTRE SOCIEDADE, NATUREZA E CULTURA NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO
  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Das Regiões CENTRO -OESTE e NORDESTE.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho

    EXPLORANDO O TEMA

  • Brincadeiras e jogos populares do Brasil, do mundo. Matriz indígena e africana. Semana de 15 a 19/06

    (EF35EF05)

  • Brincadeiras e jogos populares... /Esportes de campo,rede/parede,Esportes de invasão. Semana de 22 a 26/06

    (EF35EF02) / (EF35EF06)

  • Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo... / Ginástica Geral - Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF35EF03) / (EF35EF03RJ)

  • Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo;de matriz indígena e africana. Ginástica Geral. Semana de 06 a 10/07

    (EF35EF01RJ) / (EF35EF02RJ) /(EF35EF07)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 20 a 24/07.
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 27 a 31/07
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 03 a 07/08
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 10 a 14/08
  • Brincadeiras e jogos.../Esportes de campo e taco Esportes de rede/parede Esportes de invasão. Semana de 17 a 21/08/2020

    (EF35EF04) / (EF35EF05)

  • Esportes de campo e taco. Esportes de rede/parede. Esportes de invasão. Semana de 24 a 28/08

    (EF35EF06) / (EF35EF03RJ)

  • Ginástica Geral. Danças do Brasil e do mundo. Danças de matriz indígena e africana. Semana de 31/08 a 04/09.

    (EF35EF08) / (EF35EF09) / (EF35EF10)

  • Semana de Alfabetização – 07 a 11/09
  • Semana de Alfabetização – 14 a 18/09
  • Danças do Brasil e do Mundo Danças de Matriz Indígena e Africana. Semana de 21 a 25/09

    (EF35EF11) /(EF35EF12)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 28/09 a 02/10.
  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 05/10 a 09/10.
  • Semana das Crianças - 12/10 a 16/10.
  • Semana das Crianças - 19/10 a 23/10.
  • Lutas do contexto comunitário e regional. Semana de 26 a 30/10.

    EF35EF13

  • Lutas do contexto comunitário e regional. Semana de 02 a 06/11.

    EF35EF14

  • Lutas do Contexto Comunitário e Regional. Semana de 09 a 13/11

    EF35EF15

  • Lutas do contexto comunitário e regional. Semana de 16 a 20/11

    EF35EF13

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 23 a 27/11
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 30/11 a 04/12
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 07/12 a 11/12.

Aula 3

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!! A CADA DIA QUE PASSA A SAUDADE AUMENTA MAIS!!!

JÁ LAVARAM AS MÃOS COM SABÃO? ANTES DE COMEÇARMOS A NOSSA AULA, VAMOS LAVAR AS MÃOS PARA QUE POSSAMOS ESTUDAR COM MAIS TRANQUILIDADE!!

AGORA SIM!! NESTA AULA DE HOJE, VAMOS FAZER UMA REVISÃO SOBRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS DE MATRIZES AFRICANAS

VEJA A ATIVIDADE ABAIXO COM A AJUDA DE UM RESPONSÁVEL ONDE VOCÊS TERÃO QUE REGISTRAR  NO CADERNO PARA QUE QUANDO RETORNARMOS O PROFESSOR IRÁ AVALIAR.

UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA!!!

EDUCAÇÃO FÍSICA – 5º ANO

JOGOS DE MATRIZ AFRICANA

cultura brasileira guarda importantes traços que foram herdados da cultura africana. Esta, por sua vez, chegou ao nosso país por conta das pessoas que foram escravizadas e trazidas até o Brasil durante o período colonial.

Vale lembrar que muitas vezes, e em muitos aspectos, as pessoas enxergam o continente africano de forma homogênea, enquanto na verdade, ele é um verdadeiro mosaico de povos e culturas. Sendo assim, é impossível pensar em tradições únicas.

Isso reflete diretamente da cultura brasileira, já que a religião, a cultura e os costumes de cada um dos povos têm grande participação da formação das tradições nacionais.

Outro ponto muito importante, que não pode ser esquecido, são as brincadeiras. Mesmo que a vida dos escravos tenha sido extremamente dura, quase sempre em condições sub-humanas, a tradição oral, aquela passada de pai para filho, é a grande responsável por não deixar que essas brincadeiras sejam esquecidas.

EXEMPLOS DE BRINCADEIRAS AFRICANAS:

PICULA OU PEGA-PEGA

 

 

 

Esse jogo é chamado na Bahia com um nome em Iorubá-Picula. Grupo escolhe quem vai ser o pegador, os participantes correm livremente enquanto o pagador tenta pegá-lo.

Quando isso acontece, quem foi pego é o próximo pegador.

ESCRAVOS DE JÓ:

 

 

 

É uma brincadeira de roda guiada por uma cantiga bem conhecida, cuja letra pode mudar de região para região. Para brincar, é preciso no mínimo duas pessoas. Todos têm suas pedrinhas e no começo elas são transferidas entre os participantes, seguindo a sequência da roda. Depois, quando os versos dizem “Tira, põe, deixa ficar!”, todas seguem a orientação da música.

No verso “Guerreiros com guerreiros”, a transferência das pedrinhas é retomada, até chegar ao trecho “zigue, zigue, zá!”, quando os participantes movimentam as pedras que estão em mãos para um lado e para o outro, sem entregá-las a ninguém. O jogador que erra os movimentos é eliminado da brincadeira, até que surja um único vencedor.

Para casa:

  1. Baseado no texto acima explique sobre a cultura da matriz africana:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. Escolha umas das brincadeiras acima explique como é feita e faça em casa com sua família ou amigos.