0 aluno

O estudo da Geografia no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em articulação com os saberes de outros componentes curriculares e áreas de conhecimento, concorre para o processo de alfabetização e letramento e para o desenvolvimento de diferentes raciocínios. Permite atribuir sentidos às dinâmicas das relações entre pessoas e grupos sociais, e desses com a natureza, nas atividades de trabalho e lazer. É importante, na faixa etária associada a essa fase do Ensino Fundamental, o desenvolvimento da capacidade de leitura por meio de fotos, desenhos, plantas, maquetes e as mais diversas representações. Assim, os alunos desenvolvem a percepção e o domínio do espaço.

Nessa fase, é fundamental que os alunos consigam saber e responder algumas questões a respeito de si, das pessoas e dos objetos: Onde se localiza? Por que se localiza? Como se distribui? Quais são as características socioespaciais? Essas perguntas mobilizam as crianças a pensar sobre a localização de objetos e das pessoas no mundo, permitindo que compreendam seu lugar no mundo.

“Onde se localiza?” é uma indagação que as leva a mobilizar o pensamento espacial e as informações geográficas para interpretar as paisagens e compreender os fenômenos socioespaciais, tendo na alfabetização cartográfica um importante encaminhamento.

Essas noções são fundamentais para o trato com os conhecimentos geográficos. Mas o aprendizado não deve ficar restrito apenas aos lugares de vivência. Outros conceitos articuladores, como paisagem, região e território, vão se integrando e ampliando as escalas de análise.

O componente Geografia foi dividido em cinco unidades temáticas comuns ao longo do Ensino Fundamental em uma progressão das habilidades. São elas:

  • O sujeito e seu lugar no mundo: focalizam-se as noções de pertencimento e identidade.
  • Conexões e escalas: a atenção está na articulação de diferentes espaços e escalas de análise, possibilitando que os alunos compreendam as relações existentes entre fatos nos níveis local e global.
  • Mundo do trabalho: abordam-se, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os processos e as técnicas construtivas e o uso de diferentes materiais produzidos pelas sociedades em diversos tempos. No Ensino Fundamental – Anos Finais, essa unidade temática ganha relevância: incorpora-se o processo de produção do espaço agrário e industrial em sua relação entre campo e cidade, destacando-se as alterações provocadas pelas novas tecnologias no setor produtivo, fator desencadeador de mudanças substanciais nas relações de trabalho, na geração de emprego e na distribuição de renda em diferentes escalas.
  • Formas de representação e pensamento espacial: além da ampliação gradativa da concepção do que é um mapa e de outras formas de representação gráfica, são reunidas aprendizagens que envolvem o raciocínio geográfico. Espera-se que, no decorrer do Ensino Fundamental, os alunos tenham domínio da leitura e elaboração de mapas e gráficos, iniciando- -se na alfabetização cartográfica.
  • Natureza, ambientes e qualidade de vida: busca-se a unidade da geografia, articulando geografia física e geografia humana, com destaque para a discussão dos processos físico-naturais do planeta Terra.

  • É hora de aprender a aprender!
  • Território, Redes e urbanização..Importância Social e Econômica das Cidades,das Mesoregiões do Estado do RJ: Baixada Litorânea, Centro Fluminense, Metropolitana do RJ, Noroeste, Norte e Sul Fluminense.

    (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF05GE03)

  • Território, redes e urbanização./ Relações entre campo e cidade na cidade do Rio de Janeiro entre cidades do estado./ Trabalho e inovação tecnológica./ Os meios de transporte e de comunicação.

    (EF05GE04), (EF05GE06)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF05GE04), (EF05GE06)

  • Mapas e imagens de satélite. Paisagens: naturais e humanizadas.../Formas de representação e pensamento espacial./Preservação do Parque de Gericinó Degradação e preservação dos ambientes.

    (EF05GE08); (EF05GE01RJ); (EF05GE03NIL)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    EF05GE08); (EF05GE01RJ); (EF05GE03NIL)

  • TEMA GERADOR: EQUILÍBRIO DO MUNDO

    Formação das cidades/ Transportes /População / Serviços essenciais no bairro, no município...

  • TEMA GERADOR: RELAÇÕES ENTRE SOCIEDADE, NATUREZA E CULTURA NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

    Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento; Ampliar Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana; Identificar e comparar transformações dos meios de Comunicação.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Das regiões CENTRO -OESTE e NORDESTE

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho

    EXPLORANDO O TEMA

  • Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais. da população brasileira. As desigualdades socioeconômicas no Brasil. Semana de 15 a 19/06

    (EF05GE02)

  • Mapas e imagens de satélite - Semana de 22 a 26/06

    (EF05GE02RJ)

  • Representação das cidades e do espaço urbano. Os diferentes tipos de cidades e suas funções... Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF05GE01NIL)

  • Diferentes tipos de poluição... /Preservação do Parque de Gericinó Degradação e preservação dos ambientes. Semana de 06 a 10/07

    (EF05GE11) / (EF05GE03NIL)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 20 a 24/07.
Grátis