0 aluno

O processo tem início quando a criança toma consciência da existência de um “Eu” e de um “Outro”. O exercício de separação dos sujeitos é um método de conhecimento, uma maneira pela qual o indivíduo toma consciência de si, desenvolvendo a capacidade de administrar a sua vontade de maneira autônoma, como parte de uma família, uma comunidade e um corpo social.

Esse processo de constituição do sujeito é longo e complexo. Os indivíduos desenvolvem sua percepção de si e do outro em meio a vivências cotidianas, identificando o seu lugar na família, na escola e no espaço em que vivem. O aprendizado, ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, torna-se mais complexo à medida que o sujeito reconhece que existe um “Outro” e que cada um apreende o mundo de forma particular. A percepção da distância entre objeto e pensamento é um passo necessário para a autonomia do sujeito, tomado como produtor de diferentes linguagens. É ela que funda a relação do sujeito com a sociedade. Nesse sentido, a História depende das linguagens com as quais os seres humanos se comunicam, entram em conflito e negociam.

Retomando as grandes temáticas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, pode-se dizer que, do 1º ao 5º ano, as habilidades trabalham com diferentes graus de complexidade, mas o objetivo primordial é o reconhecimento do “Eu”, do “Outro” e do  “Nós”. Há uma ampliação de escala e de percepção, mas o que se busca, de início, é o conhecimento de si, das referências imediatas do círculo pessoal, da noção de comunidade e da vida em sociedade. Em seguida, por meio da relação diferenciada entre sujeitos e objetos, é possível separar o “Eu” do “Outro”. Esse é o ponto de partida.

  • É hora de aprender a aprender!

    Identificar a necessidade da representação no primeiro grupo social ao qual pertence : A família

  • Que criança sou? Toda criança tem nome e sobrenome

    (EF01HI01NIL) Conhecer a própria história, a origem do nome, sobrenome.

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF01HI01NIL)

  • As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade./A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade.

    (EF01HI03), (EF01HI08), (EF01HI02RJ)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF01HI03), (EF01HI08), (EF01HI02RJ)

  • As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)/História do surgimento da sua escola.

    (EF01HI01); (EF01HI02NIL)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF01HI01); (EF01HI02NIL)

  • TEMA GERADOR: EU, NOME E SOBRENOME

    Tempo históricos de ordem pessoal e familiar/ Comparar as memórias dos grupos de convívio locais a respeito dos patrimônios culturais da localidade, com as memórias vinculadas pelos dados oficiais ou governamentais.

  • TEMA GERADOR: OBJETOS Á NOSSA VOLTA – FINALIDADES, CURIOSIDADES

    Identificar objetos de acordo com a fase de nossa vida (fraldas, carrinho de bebê, material escolar, bengala....) e descrever as finalidades destes. Os objetos nas datas festivas na família, na escola, no município.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Da Região SUDESTE

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • As diferentes formas de organização da família e da comunidade.../ A vida em família... Semana de 15 a 19/06

    (EF01HI02) / (EF01 HI03 RJ)

  • A escola e a diversidade do grupo social envolvido/Que criança sou? Toda criança tem nome e sobrenome. Semana de 22 a 26/06

    (EF01HI04) / (EF01HI01NIL)

  • A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial... Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF01HI05)

  • A vida em família... / A escola, sua representação espacial... Semana de 06 a 10/07

    (EF01HI06) / (EF01HI02RJ)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
Grátis