0 aluno

O processo tem início quando a criança toma consciência da existência de um “Eu” e de um “Outro”. O exercício de separação dos sujeitos é um método de conhecimento, uma maneira pela qual o indivíduo toma consciência de si, desenvolvendo a capacidade de administrar a sua vontade de maneira autônoma, como parte de uma família, uma comunidade e um corpo social.

Esse processo de constituição do sujeito é longo e complexo. Os indivíduos desenvolvem sua percepção de si e do outro em meio a vivências cotidianas, identificando o seu lugar na família, na escola e no espaço em que vivem. O aprendizado, ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, torna-se mais complexo à medida que o sujeito reconhece que existe um “Outro” e que cada um apreende o mundo de forma particular. A percepção da distância entre objeto e pensamento é um passo necessário para a autonomia do sujeito, tomado como produtor de diferentes linguagens. É ela que funda a relação do sujeito com a sociedade. Nesse sentido, a História depende das linguagens com as quais os seres humanos se comunicam, entram em conflito e negociam.

Retomando as grandes temáticas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, pode-se dizer que, do 1º ao 5º ano, as habilidades trabalham com diferentes graus de complexidade, mas o objetivo primordial é o reconhecimento do “Eu”, do “Outro” e do  “Nós”. Há uma ampliação de escala e de percepção, mas o que se busca, de início, é o conhecimento de si, das referências imediatas do círculo pessoal, da noção de comunidade e da vida em sociedade. Em seguida, por meio da relação diferenciada entre sujeitos e objetos, é possível separar o “Eu” do “Outro”. Esse é o ponto de partida.

 

 

  • É hora de aprender a aprender!

    O cotidiano na família e na residência

  • As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

    (EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF02HI08)

  • As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais.

    (EF02HI08)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF02HI08)

  • As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

    (EF02HI08)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF02HI08)

  • TEMA GERADOR: ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – OS NOMES E SEUS PERFIS

    Curiosidades sobre animais que não existem mais /Filmes sobre animais / Animais que ajudam o homem no seu trabalho/Campanhas de adoção de animais

  • TEMA GERADOR: OBSERVAÇÃO DO MEIO – A NATUREZA

    Curiosidades sobre histórias que envolvam a natureza e as plantas no cotidiano do homem e dos animais.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Da Região SUDESTE

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas. Semana de 15 a 19/06

    (EF02HI01)

  • As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita... Semana de 22 a 26/06

    (EF02HI08)

  • A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas. Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF02HI02)

  • As fontes: relatos orais, objetos... Semana de 06 a 10/07

    (EF02HI08)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
Grátis