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História no Ensino Fundamental Anos Iniciais contempla, antes de mais nada, a construção do sujeito.

No 3º e no 4º ano contemplam-se a noção de lugar em que se vive e as dinâmicas em torno da cidade, com ênfase nas diferenciações entre a vida privada e a vida pública, a urbana e a rural. Nesse momento, também são analisados processos mais longínquos na escala temporal, como a circulação dos primeiros grupos humanos.  Essa análise se amplia no 5º ano, cuja ênfase está em pensar a diversidade dos povos e culturas e suas formas de organização. A noção de cidadania, com direitos e deveres, e o reconhecimento da diversidade das sociedades pressupõem uma educação que estimule o convívio e o respeito entre os povos.

Para evitar uma visão homogênea, busca-se observar que, no interior de uma sociedade, há formas de registros variados, e que cada grupo produz suas memórias como elemento que impulsiona o estabelecimento de identidades e o reconhecimento de pertencimento a um grupo social determinado. As memórias podem ser individuais ou coletivas e podem ter significações variadas, inserindo-se em uma lógica de produção de patrimônios (materiais ou imateriais) que dizem respeito a grupos ou povos específicos.

Convém observar que é pressuposto dos objetos de conhecimento, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, analisar como o sujeito se aprimorou na pólis, tanto do ponto de vista político quanto ético. Entretanto, respondendo aos desafios contemporâneos marcados por grandes movimentos populacionais e pela globalização, considerou-se uma nova dimensão para o projeto pedagógico.

Nessa perspectiva, emerge um sujeito coletivo mais desenraizado, seja por contingências históricas (migrações), seja, ainda, em razão de viver em uma época em que se buscam múltiplos referenciais identitários que questionam as antigas construções do ideário do Estado – nação. Seja como for, em ambos os casos, os indivíduos devem se preparar para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Processos para estimular o pensamento histórico:

Os processos de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise de um objeto estimulam o pensamento. Seguem algumas considerações:

  • Identificação: De que material é feito o objeto em questão? Como é produzido? Para que serve? Quem o consome? Seu significado se alterou no tempo e no espaço? Como cada indivíduo descreve o mesmo objeto? Os procedimentos de análise utilizados são sempre semelhantes ou não? Por quê? Essa perguntas auxiliam a identificação do fato histórico.
  • Comparação: em história faz ver melhor o Outro.
  • Contextualização: é uma tarefa imprescindível para o conhecimento histórico.
  • Interpretação: de um texto, de um objeto, de uma obra literária, artística ou de um mito – é fundamental na formação do pensamento crítico.
  • Análise: é uma habilidade bastante complexa porque pressupõe problematizar a própria escrita da história e considerar que, apesar do esforço de organização e de busca de sentido, trata-se de uma atividade em que algo sempre escapa.

 

 

  • É hora de aprender a aprender!

    Relações sociais no espaço em que a criança vive - o espaço público ( o cotidiano na escola)

  • O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive

    (EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF03HI02)

  • O “Eu”, o “Outro”... / A produção dos marcos da memória: formação cultural da população /A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental .

    (EF03HI03), (EF03HI07), (EF03HI10)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF03HI03), (EF03HI07), (EF03HI10)

  • A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer/comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras.

    (EF03HI01RJ); (EF03HI11); (EF03HI04RJ)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF03HI01RJ); (EF03HI11); (EF03HI04RJ)

  • TEMA GERADOR: NA ESCOLA SOMOS TODOS IGUAIS

    Valorização do trabalho das pessoas no espaço escolar/ O respeito entre os colegas e profissionais da escola/ Construção de regras de boa convivência/ E aí? Quando termina o meu direito e começa o do outro?

  • TEMA GERADOR: OBSERVANDO O CÉU

    Registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo (ciclo da lua, estrelas, marés...) que influenciaram povos antigos e que nos influencia na atualidade.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Da Região SUL.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios... Semana de 15 a 19/06

    (EF03HI01)

  • A produção dos marcos da memória... /A cidade e suas atividades... Semana de 22 a 26/06

    (EF03HI08) / (EF03HI12)

  • A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças. Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF03HI03RJ)

  • A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental. Semana de 06 a 10/07

    (EF03HI09)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
Grátis