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História no Ensino Fundamental Anos Iniciais contempla, antes de mais nada, a construção do sujeito.

No 3º e no 4º ano contemplam-se a noção de lugar em que se vive e as dinâmicas em torno da cidade, com ênfase nas diferenciações entre a vida privada e a vida pública, a urbana e a rural. Nesse momento, também são analisados processos mais longínquos na escala temporal, como a circulação dos primeiros grupos humanos.  Essa análise se amplia no 5º ano, cuja ênfase está em pensar a diversidade dos povos e culturas e suas formas de organização. A noção de cidadania, com direitos e deveres, e o reconhecimento da diversidade das sociedades pressupõem uma educação que estimule o convívio e o respeito entre os povos.

Para evitar uma visão homogênea, busca-se observar que, no interior de uma sociedade, há formas de registros variados, e que cada grupo produz suas memórias como elemento que impulsiona o estabelecimento de identidades e o reconhecimento de pertencimento a um grupo social determinado. As memórias podem ser individuais ou coletivas e podem ter significações variadas, inserindo-se em uma lógica de produção de patrimônios (materiais ou imateriais) que dizem respeito a grupos ou povos específicos.

Convém observar que é pressuposto dos objetos de conhecimento, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, analisar como o sujeito se aprimorou na pólis, tanto do ponto de vista político quanto ético. Entretanto, respondendo aos desafios contemporâneos marcados por grandes movimentos populacionais e pela globalização, considerou-se uma nova dimensão para o projeto pedagógico.

Nessa perspectiva, emerge um sujeito coletivo mais desenraizado, seja por contingências históricas (migrações), seja, ainda, em razão de viver em uma época em que se buscam múltiplos referenciais identitários que questionam as antigas construções do ideário do Estado – nação. Seja como for, em ambos os casos, os indivíduos devem se preparar para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Processos para estimular o pensamento histórico:

Os processos de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise de um objeto estimulam o pensamento. Seguem algumas considerações:

  • Identificação: De que material é feito o objeto em questão? Como é produzido? Para que serve? Quem o consome? Seu significado se alterou no tempo e no espaço? Como cada indivíduo descreve o mesmo objeto? Os procedimentos de análise utilizados são sempre semelhantes ou não? Por quê? Essa perguntas auxiliam a identificação do fato histórico.
  • Comparação: em história faz ver melhor o Outro.
  • Contextualização: é uma tarefa imprescindível para o conhecimento histórico.
  • Interpretação: de um texto, de um objeto, de uma obra literária, artística ou de um mito – é fundamental na formação do pensamento crítico.
  • Análise: é uma habilidade bastante complexa porque pressupõe problematizar a própria escrita da história e considerar que, apesar do esforço de organização e de busca de sentido, trata-se de uma atividade em que algo sempre escapa.

 

 

 

  • É hora de aprender a aprender!

    O cotidiano da comunidade em diferentes épocas

  • A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

    (EF04HI01RJ) Identificar ações coletivas que tenham como objetivo a melhoria da relação homem – natureza e das condições de vida na cidade ou região onde vive.

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF04HI01RJ)

  • A circulação de pessoas e as transformações no meio natural.

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  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF04HI01RJ)

  • A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

    (EF04HI01RJ)

  • Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF04HI01RJ)

  • TEMA GERADOR: AMIZADE E AFETIVIDADE

    Conhecendo Direito e Deveres da Criança – Respeito /Capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações ( com os amigos na escola e em outros espaços e tempos) / Redes Sociais e Redes de amigos, é a mesma coisa?

  • TEMA GERADOR: DIFERENÇAS ENTRE NATUREZA E CULTURA

    Ações coletivas com objetivo de melhorar a relação homem- natureza e das condições de vida nas regiões onde vivem.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Das Regiões NORTE e NORDESTE.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • A circulação de pessoas e as transformações no meio natural. Semana de 15 a 19/06

    (EF04HI02RJ)

  • As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural. Semana de 22 a 26/06

    (EF04HI07)

  • O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais. Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF04HI08)

  • Os processos migratórios para a formação do Brasil... Semana de 06 a 10/07.

    (EF04HI03RJ)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
Grátis