1 aluno

A importância da língua inglesa

O aprendizado do Inglês como língua estrangeira obrigatória no segundo segmento do Fundamental oportuniza novas formas de engajamento e participação em um mundo social globalizado e plural cujas fronteiras estão cada vez mais imprecisas e discordantes. Logo, o estudo desse idioma viabiliza tanto a ampliação de horizontes de comunicação quanto aos intercâmbios cultural, cientifico e acadêmico. De tal forma, a compreensão do idioma abre novos percursos de acesso, construção de conhecimento e participação social; colocando, assim, o inglês na posição de uma educação linguística consciente e crítica na qual as dimensões pedagógicas e políticas são profundamente atreladas.

Temos de ter em mente que o contexto atual do ensino de língua inglesa revisita as relações entre língua, território e cultura; uma vez que os falantes de uma determinada língua, como o inglês, não mais se encontram somente nos países que o tem como sua língua oficial. Esse pensamento nos permite questionar a visão de que o inglês correto a ser ensinado é aquele falado por Norte Americanos ou Britânicos. Assim sendo, para ensinar inglês é imprescindível considerar a língua inglesa como língua franca, ou seja, uma língua usada internacionalmente por falantes presentes em todo o mundo com seus diferentes repertórios linguísticos e culturais. Tendo vista tais exigências do mundo contemporâneo, é preciso ampliar a visão de letramento(s), especialmente em práticas sociais do mundo digital a fim de intensificar as possibilidades de participação e circulação que aproximam e entrelaçam diferentes semioses e linguagens (verbal, visual, corporal, audiovisual), assim, criando novas possibilidades de identificar e expressar ideias, sentimentos e valores.

Em tempos de pandemia,  a única arma da qual dispomos para combater a ignorância é o conhecimento. É importante estar a par de tudo o que acontece ao redor do globo e ter ao nosso alcance o maior número de veículos de informação possível faz com que estejamos sempre a frente. Diante desse quadro, ter uma segunda língua abre um leque maior de opções, justamente para confrontar opiniões e dados. Sendo o inglês, hoje, uma das línguas mais faladas no mundo, é de suma importância ao aluno possuir a habilidade de utilizar essa ferramenta linguística e com ela usufruir um mar de infinitas possibilidades de notícias, artigos, reportagens e livros, além de material de outras línguas traduzido para o inglês, ampliando os horizontes e fazendo com que o aluno não esteja mais restrito somente a material da língua nativa.

 

Grátis