0 aluno

Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples: trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é o alfabeto que neutraliza essas variações na escrita.
Assim, alfabetizar é trabalhar com a apropriação pelo aluno da ortografia do português do Brasil escrito, compreendendo como se dá este processo (longo) de construção de um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento fonológico da língua pelo estudante. Para isso, é preciso conhecer as relações fono-ortográficas, isto é, as relações entre sons (fonemas) do português oral do Brasil em suas variedades e as letras (grafemas) do português brasileiro escrito. Dito de outro modo, conhecer a “mecânica” ou o funcionamento da escrita alfabética para ler e escrever significa, principalmente, perceber as relações bastante complexas que se estabelecem entre os sons da fala (fonemas) e as letras da escrita(grafemas), o que envolve consciência fonológica da linguagem: perceber seus sons, como se separam e se juntam em novas palavras etc. Ocorre que essas relações não são tão simples quanto as cartilhas ou livros de alfabetização fazem parecer. Não há uma regularidade nessas relações e elas são construídas por convenção.

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia
  • PARTE 1 -Decodificação/Fluência de leitura ; Compreensão ; Construção do sistema alfabético e da ortografia

    (EF35LP01) / (EF35LP03) / (EF03LP03)

  • PARTE 2 - Decodificação/Fluência de leitura ; Compreensão ; Construção do sistema alfabético e da ortografia

    (EF35LP01) / (EF35LP03) / (EF03LP03)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP01) / (EF35LP03) / (EF03LP03)

  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF35LP01) / (EF35LP03) / (EF03LP03)

  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • PARTE 1 - Decodificação/Fluência de leitura /Formação de leitor/Forma de composição de gêneros orais /Construção do sistema alfabético/Pontuação, ortografia/Compreensão de textos orais

    (EF35LP01), (EF35LP02), (EF35LP10), (EF03LP03RJ), (EF35LP12),(EF35LP17), (EF35LP19), (EF03LP01RJ)

  • PARTE 2 - Decodificação/Fluência de leitura /Formação de leitor/Forma de composição de gêneros orais /Construção do sistema alfabético/Pontuação, ortografia/Compreensão de textos orais.

    (EF35LP01), (EF35LP02), (EF35LP10), (EF03LP03RJ), (EF35LP12),(EF35LP17), (EF35LP19), (EF03LP01RJ)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP01), (EF35LP02), (EF35LP10), (EF03LP03RJ), (EF35LP12),(EF35LP17), (EF35LP19), (EF03LP01RJ)

  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP01), (EF35LP02), (EF35LP10), (EF03LP03RJ), (EF35LP12),(EF35LP17), (EF35LP19), (EF03LP01RJ)

  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • PARTE 1- Forma de composição do texto / Compreensão em leitura/ Variação linguística ...

    (EF35LP01),(EF35LP03),(EF35LP10),(EF35LP11), (EF03LP05), (EF03LP06RJ), (EF03LP01NIL),(EF03LP25),(EF35LP18),(EF35LP20),(EF03LP26)

  • PARTE 2- Forma de composição do texto / Compreensão em leitura/ Variação linguística ...

    (EF35LP01),(EF35LP03),(EF35LP10),(EF35LP11), (EF03LP05), (EF03LP06RJ), (EF03LP01NIL),(EF03LP25),(EF35LP18),(EF35LP20),(EF03LP26)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • PARTE 1- Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP01),(EF35LP03),(EF35LP10),(EF35LP11), (EF03LP05), (EF03LP06RJ), (EF03LP01NIL),(EF03LP25),(EF35LP18),(EF35LP20),(EF03LP26)

  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP01),(EF35LP03),(EF35LP10),(EF35LP11), (EF03LP05), (EF03LP06RJ), (EF03LP01NIL),(EF03LP25),(EF35LP18),(EF35LP20),(EF03LP26)

  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • TEMA GERADOR: NA ESCOLA SOMOS TODOS IGUAIS

    Gênero textual Receita Culinária (o cardápio escolar pode ser explorado)/Exploração das características desse gênero textual/Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções./Identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte , do gênero e da contextualização

  • ATIVIDADE DE LEITURA

    Traçar comparação entre tipos de texto do mesmo gênero que estejam em suportes diferentes. Produzir a partir desse comparativo, novos textos compreendendo a finalidade a que propõe.

  • TEMA GERADOR: OBSERVANDO O CÉU

    Antecipação ao tema com a música e letra de “Lindo Balão Azul” (A turma do Balão Mágico). Gênero textual; Exploração das características desse gênero textual; Identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização; Ler, interpretar, escrever respeitando a segmentação de palavras; Escrever palavras com as irregularidades ortográficas; Identificar e distinguir formas de frases.

  • ATIVIDADE DE LEITURA

    Identificar a ideia central do texto; identificar os gêneros do discurso; Produção de poema, narrativa, parlendas... que envolvam o tema gerador; Escrita de frases abordadas nos textos usados.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Da Região SUL.

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • ATIVIDADE DE LEITURA - EXPLORANDO O TEMA
  • Forma de composição de gêneros orais/Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação... Semana de 15 a 19/06

    (EF35LP10)/(EF35LP09)/(EF03LP01)/(EF03LP02)/(EF03LP03)/(EF03LP01NIL)/(EF03LP13)/(EF35LP20)/(EF03LP26)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Escrita colaborativa/Performances orais/Formação do leitor de mídia e notícias... Semana de 22 a 26/06

    (EF35LP11)/(EF35LP01NIL)/(EF03LP03RJ)/(EF03LP04)/(EF03LP05)/(EF03LP02NIL)/(EF03LP17)/(EF35LP15)/(EF03LP27)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Decodificação/Fluência de leitura /Forma de composição do texto / Compreensão em leitura... Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF35LP01)/(EF03LP07)/(EF03LP04RJ)/(EF03LP05RJ)/(EF35LP28)/(EF35LP17)/(EF03LP25)/(EF35LP18)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Forma de composição do texto / Compreensão em leitura/Construção do sistema alfabético e da ortografia... Semana de 06 a 10/07

    (EF35LP07)/(EF03LP06RJ)/(EF35LP12)/(EF35LP13)/(EF03LP15)/(EF35LP15)/(EF35LP19)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
Grátis