0 aluno

Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples: trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é o alfabeto que neutraliza essas variações na escrita.
Assim, alfabetizar é trabalhar com a apropriação pelo aluno da ortografia do português do Brasil escrito, compreendendo como se dá este processo (longo) de construção de um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento fonológico da língua pelo estudante. Para isso, é preciso conhecer as relações fono-ortográficas, isto é, as relações entre sons (fonemas) do português oral do Brasil em suas variedades e as letras (grafemas) do português brasileiro escrito. Dito de outro modo, conhecer a “mecânica” ou o funcionamento da escrita alfabética para ler e escrever significa, principalmente, perceber as relações bastante complexas que se estabelecem entre os sons da fala (fonemas) e as letras da escrita(grafemas), o que envolve consciência fonológica da linguagem: perceber seus sons, como se separam e se juntam em novas palavras etc. Ocorre que essas relações não são tão simples quanto as cartilhas ou livros de alfabetização fazem parecer. Não há uma regularidade nessas relações e elas são construídas por convenção.

  • Produção Textual
  • PARTE 1 - Decodificação/Fluência de leitura ; Compreensão; Construção e ordem do sistema alfabético e textos orais a alfabético e o e da ortografia ;

    (EF35LP01) / (EF35LP03) / (EF04LP01) / (EF04LP03) / (EF35LP19)

  • PARTE 2 - Decodificação/Fluência de leitura ; Compreensão;Construção do alfabeto;ordem alfabética;compreensão de textos orais

    (EF35LP01) / (EF35LP03) / (EF04LP01) / (EF04LP03) / (EF35LP19)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF35LP01) / (EF35LP03) / (EF04LP01) / (EF04LP03) / (EF35LP19)

  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF35LP01) / (EF35LP03) / (EF04LP01) / (EF04LP03) / (EF35LP19)

  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • PARTE 1- Formação de leitor/Compreender a pronúncia corretamente/Variação linguística /Pontuação /Compreensão em leitura /Construção do sistema alfabético e da ortografia/Escuta de textos orais.

    (EF35LP02), (EF04LP01NIL), (EF35LP11), (EF04LP05), (EF04LP04RJ), (EF35LP12), (EF35LP13), (EF35LP17), (EF35LP18)

  • PARTE 2- Formação de leitor/Compreender a pronúncia corretamente/Variação linguística /Pontuação /Compreensão em leitura /Construção do sistema alfabético e da ortografia/Escuta de textos orais.

    (EF35LP02), (EF04LP01NIL), (EF35LP11), (EF04LP05), (EF04LP04RJ), (EF35LP12), (EF35LP13), (EF35LP17), (EF35LP18)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP02), (EF04LP01NIL), (EF35LP11), (EF04LP05), (EF04LP04RJ), (EF35LP12), (EF35LP13), (EF35LP17), (EF35LP18)

  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP02), (EF04LP01NIL), (EF35LP11), (EF04LP05), (EF04LP04RJ), (EF35LP12), (EF35LP13), (EF35LP17), (EF35LP18)

  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • PARTE 1 - Planejamento e produção de texto/ Forma de composição dos textos/Planejamento de texto oral Exposição oral

    (EF35LP01),(EF04LP01NIL), (EF04LP01RJ), (EF04LP03RJ),(EF04LP14),(EF03LP15),(EF35LP20)

  • PARTE 2 - Planejamento e produção de texto/ Forma de composição dos textos/Planejamento de texto oral Exposição oral

    (EF35LP01),(EF04LP01NIL), (EF04LP01RJ), (EF04LP03RJ),(EF04LP14),(EF03LP15),(EF35LP20)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP01),(EF04LP01NIL), (EF04LP01RJ), (EF04LP03RJ),(EF04LP14),(EF03LP15),(EF35LP20)

  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP01),(EF04LP01NIL), (EF04LP01RJ), (EF04LP03RJ),(EF04LP14),(EF03LP15),(EF35LP20)

  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • TEMA GERADOR: AMIZADE E AFETIVIDADE

    Conhecer gêneros textuais como diferentes formas de comunicação e promover as relações interpessoais entre alunos/ Desenvolver a habilidade de comunicação por meio de atividades verbais e escritas/Identificar as características de diferentes gêneros textuais/ Trabalhar textos orais / Escritas e outras formas de se comunicar/ Norma culta e coloquial ( popular)ao se comunicar...

  • ATIVIDADE DE LEITURA

    História em Quadrinho sobre Amizade/Poesia sobre Amizade/Música sobre Amizade/Produção Textual/ Produção de textos como diálogos, pequeno diário de bordo sobre uma aventura entre amigos/ Os amigos da escola e de outros lugares onde vivo

  • TEMA GERADOR: DIFERENÇAS ENTRE NATUREZA E CULTURA

    Conhecer gêneros textuais carta, conto, narrativa, biografia; grafar palavras utilizando as regras de correspondência grafema-fonema; Reconhecimento do significado de palavras utilizando a pesquisa em dicionários físicos ou virtuais e as aplicando no contexto a que se pede; Aplicar os sinais de pontuação aprendidos até o momento nos contextos a que se propuserem.

  • ATIVIDADE DE LEITURA

    Ouvir e comparar palavras em suas variantes linguísticas nos seus vícios de linguagem em comparação com a escrita correta; Exercitar fluência em leitura e habilidades de interpretação textual; Assim como Produção de frases e pequenos textos.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Das Regiões NORTE e NORDESTE.

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • ATIVIDADE DE LEITURA - EXPLORANDO O TEMA
  • Formação de leitor/Compreender a pronúncia corretamente/Forma de composição de gêneros orais... Semana de 15 a 19/06

    (EF35LP02)/(EF04LP02RJ)/(EF04LP01NIL)/(EF35LP10)/(EF04LP01)/(EF04LP02)/(EF04LP03)/(EF04LP21)/(EF35LP20)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Forma de composição dos Textos Coesão e articuladores/Morfologia/Pontuação... Semana de 22 a 26/06

    (EF35LP01NIL)/(EF35LP11)/(EF04LP04)/(EF04LP05)/(EF04LP06)/(EF04LP14)/(EF04LP15)/(EF04LP23)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Morfologia/Morfossintaxe/Forma de composição dos textos... Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF04LP08)/(EF35LP14)/(EF04LP07)/(EF04LP01RJ)/(EF04LP16)/(EF04LP19)/(EF04LP20)/(EF35LP18)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Construção do sistema alfabético e da ortografia /Escrita colaborativa... Semana de 06 a 10/07

    (EF04LP03RJ)/(EF04LP04RJ)/(EF35LP12)/(EF35LP13)/(EF035LP15)/(EF35LP17)/(EF35LP19)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 20 a 24/07.
  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 27 a 31/07
  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 03 a 07/08
  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 10 a 14/08.
  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • Formação de leitor /Estratégia de leitura/Compreender a pronúncia corretamente/Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita. Semana de 17 a 21/08/2020

    (EF35LP02)/(EF35LP04)/(EF35LP05)/(EF04LP02RJ)/(EF04LP01NIL)/(EF35LP07)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Pontuação.Morfologia.Morfossintaxe. Semana de 24 a 28/08.

    (EF04LP05) / (EF04LP06) / (EF04LP07)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Construção do sistema alfabético e da ortografia.Morfologia.Escrita colaborativa.Forma de composição do texto .Escrita colaborativa.Planejamento e produção de texto. Semana de 31/08 a 04/09.

    (EF35LP12) / (EF35LP14) / (EF04LP11) / (EF04LP13) /(EF04LP16) / (EF04LP17)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Semana de Alfabetização. Semana de 07 a 11/09
  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Semana de Alfabetização. Semana de 14 a 18/09
  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Forma de Composição dos Textos.Textos Dramáticos.Coesão Textual do Hino do Município de Nilópolis e os Sambas-Enredo da Beija-Flor. Semana de 21 a 25/09

    (EF04LP18) / (EF35LP24) / (EF35LP02NIL)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 28/09 a 02/10.
  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 05/10 a 09/10.
  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Semana das Crianças. 12/10 a 16/10.
  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Semana das Crianças. 19/10 a 23/10.
  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Estratégia de leitura.Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação.Produção de texto oral. Semana de 26 a 30/10

    EF35LP06 / EF35LP09 / EF04LP12

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Forma de composição dos textos . Adequação do texto às normas de escrita.Formação do leitor literário.Leitura multissemiótica. Semana de 02 a 06/11.

    EF04LP24 / EF35LP21 / EF35LP22

  • ATIVIDADE DE LEITURA.
Grátis