0 aluno

    Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples: trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é o alfabeto que neutraliza essas variações na escrita.

Assim, alfabetizar é trabalhar com a apropriação pelo aluno da ortografia do português do Brasil escrito, compreendendo como se dá este processo (longo) de construção de um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento fonológico da língua pelo estudante. Para isso, é preciso conhecer as relações fono-ortográficas, isto é, as relações entre sons (fonemas) do português oral do Brasil em suas variedades e as letras (grafemas) do português brasileiro escrito. Dito de outro modo, conhecer a “mecânica” ou o funcionamento da escrita alfabética para ler e escrever significa, principalmente, perceber as relações bastante complexas que se estabelecem entre os sons da fala (fonemas) e as letras da escrita(grafemas), o que envolve consciência fonológica da linguagem: perceber seus sons, como se separam e se juntam em novas palavras etc. Ocorre que essas relações não são tão simples quanto as cartilhas ou livros de alfabetização fazem parecer. Não há uma regularidade nessas relações e elas são construídas por convenção.

 

  • Produção Textual
  • PARTE 1 - Compreensão; Estratégia de leitura;Construção do SEA,ortografia e compreensão oral do texto

    (EF35LP03) / (EF35LP04) / (EF35LP12) / (EF35LP13) / (EF35LP19)

  • PARTE 2 - Compreensão; Estratégia de leitura;Construção do SEA; ortografia e compreensão de textos orais

    (EF35LP03) / (EF35LP04) / (EF35LP12) / (EF35LP13) / (EF35LP19)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF35LP03) / (EF35LP04) / (EF35LP12) / (EF35LP13) / (EF35LP19)

  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo

    (EF35LP03) / (EF35LP04) / (EF35LP12) / (EF35LP13) / (EF35LP19)

  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • PARTE 1 - Decodificação/Fluência de leitura/Estratégia de leitura /Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação/Planejamento e produção de texto, pontuação/Imagens analíticas em textos /Escuta de textos orais

    (EF35LP01), (EF35LP02), (EF35LP05), (EF35LP09), (EF35LP10), (EF05LP03), (EF05LP04), (EF05LP06RJ), (EF05LP09), (EF05LP19),(EF05LP23), (EF35LP18)

  • PARTE 2 - Decodificação/Fluência de leitura/Estratégia de leitura /Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação/Planejamento e produção de texto, pontuação/Imagens analíticas em textos /Escuta de textos orais

    (EF35LP01), (EF35LP02), (EF35LP05), (EF35LP09), (EF35LP10), (EF05LP03), (EF05LP04), (EF05LP06RJ), (EF05LP09), (EF05LP19),(EF05LP23), (EF35LP18)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP01), (EF35LP02), (EF35LP05), (EF35LP09), (EF35LP10), (EF05LP03), (EF05LP04), (EF05LP06RJ), (EF05LP09), (EF05LP19),(EF05LP23), (EF35LP18)

  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP01), (EF35LP02), (EF35LP05), (EF35LP09), (EF35LP10), (EF05LP03), (EF05LP04), (EF05LP06RJ), (EF05LP09), (EF05LP19),(EF05LP23), (EF35LP18)

  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • PARTE 1- Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação /Variação linguística/Morfologia...

    (EF35LP01),(EF35LP09),(EF35LP11),(EF05LP05), (EF05LP06),(EF05LP10),(EF05LP11), (EF35LP15),(EF35LP17),(EF35LP19),(EF35LP20)

  • PARTE 2- Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação /Variação linguística/Morfologia...

    (EF35LP01),(EF35LP09),(EF35LP11),(EF05LP05), (EF05LP06),(EF05LP10),(EF05LP11), (EF35LP15),(EF35LP17),(EF35LP19),(EF35LP20)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP01),(EF35LP09),(EF35LP11),(EF05LP05), (EF05LP06),(EF05LP10),(EF05LP11), (EF35LP15),(EF35LP17),(EF35LP19),(EF35LP20)

  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF35LP01),(EF35LP09),(EF35LP11),(EF05LP05), (EF05LP06),(EF05LP10),(EF05LP11), (EF35LP15),(EF35LP17),(EF35LP19),(EF35LP20)

  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
  • TEMA GERADOR: EQUILÍBRIO DO MUNDO

    Textos dos gêneros narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo (ordem) e expositivo (que é o texto informativo)/Textos que circulam em meios impressos ou digitais/ Utilização de registro formal e estrutura adequada à argumentação de acordo com a situação comunicativa e o tema ou assunto do gênero escolhido/Morfologia / Variação Linguística mediante os gêneros destacados.

  • ATIVIDADE DE LEITURA

    Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta/Ler, ouvir textos variados sobre os gêneros propostos/ Produções textuais.

  • TEMA GERADOR: RELAÇÕES ENTRE SOCIEDADE, NATUREZA E CULTURA NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

    Textos dos gêneros narrativo, argumentativo, descritivo, expositivo, poema, receita, música para retratar a especificidade do tema gerador; Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas; Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares.

  • ATIVIDADE DE LEITURA

    Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global; Inferir informações implícitas nos textos lidos; Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto; Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Das Regiões CENTRO – OESTE e NORDESTE.

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • ATIVIDADE DE LEITURA - EXPLORANDO O TEMA
  • Decodificação/Fluência de leitura/Compreensão/Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita... Semana de 15 a 19/06

    (EF35LP01)/(EF35LP03)/(EF35LP07)/(EF35LP11)/(EF05LP01)/(EF05LP02)/(EF05LP08)/(EF35LP22)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Planejamento de texto oral Exposição oral/Estratégia de Leitura/Compreensão em Leitura... Semana de 22 a 26/06

    (EF35LP04)/(EF35LP05)/(EF35LP01NIL)/(EF05LP01RJ)/(EF05LP02RJ)/(EF05LP03RJ)/(EF05LP19)/(EF35LP20)/(EF35LP24)/(EF35LP27)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Estratégia de leitura /Planejamento e produção de texto /Construção do sistema alfabético e da ortografia... Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF35LP06)/(EF05LP06RJ)/(EF05LP07RJ)/(EF35LP12)/(EF35LP15)/(EF35LP02NIL)/(EF35LP28)/(EF35LP17)/(EF35LP18)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Forma de composição de textos poéticos visuais /Forma de composição de textos poéticos ... Semana de 06 a 10/07

    (EF05LP12) /(EF35LP21)/(EF35LP23)/(EF35LP25)/(EF05LP28)/(EF35LP31)/(EF35LP19)

  • ATIVIDADE DE LEITURA
  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
  • ATIVIDADE DE LEITURA - Aprofundando
Grátis