1 aluno

         No Ensino Fundamental Anos Iniciais, deve-se retomar as vivências cotidianas das crianças com números, formas e espaço, e também as experiências desenvolvidas na Educação Infantil, para iniciar uma sistematização dessas noções. Nessa fase, as habilidades matemáticas que os alunos devem desenvolver não podem ficar restritas à aprendizagem dos algoritmos das chamadas “quatro operações”, apesar de sua importância. No que diz respeito ao cálculo, é necessário acrescentar, à realização dos algoritmos das operações, a habilidade de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar calculadora e, ainda, para decidir quando é apropriado usar um ou outro procedimento de cálculo.

A BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a ser desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. Cada uma delas pode receber ênfase diferente, a depender do ano de escolarização. São elas:

  • Números: tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. A expectativa é a de que os alunos resolvam problemas com números naturais, inteiros e racionais, envolvendo as operações fundamentais, com seus diferentes significados, e utilizando estratégias diversas, com compreensão dos processos neles envolvidos. Outro aspecto a ser considerado nessa unidade temática é o estudo de conceitos básicos de economia e finanças, visando à educação financeira dos alunos. Assim, podem ser discutidos assuntos como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento) e impostos.
  • Álgebra: tem como finalidade o desenvolvimento de um tipo especial de pensamento – pensamento algébrico – que é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos. Criar, interpretar e transitar entre as diversas representações gráficas e simbólicas, para resolver problemas por meio de equações e inequações, com compreensão dos procedimentos utilizados.
  • Geometria: envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento.
  • Grandezas e medidas: ao propor o estudo das medidas e das relações entre elas – ou seja, das relações métricas –, favorece a integração da Matemática a outras áreas de conhecimento, como Ciências (densidade, grandezas e escalas do Sistema Solar, energia elétrica etc.) ou Geografia (coordenadas geográficas, densidade demográfica, escalas de mapas e guias etc.). Devem resolver problemas oriundos de situações cotidianas que envolvem grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área (de triângulos e retângulos) e capacidade e volume (de sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, recorrendo, quando necessário, a transformações entre unidades de medida padronizadas mais usuais. Espera-se, também, que resolvam problemas sobre situações de compra e venda e desenvolvam, por exemplo, atitudes éticas e responsáveis em relação ao consumo. Sugere-se que esse processo seja iniciado utilizando, preferencialmente, unidades não convencionais para fazer as comparações e medições, o que dá sentido à ação de medir, evitando a ênfase em procedimentos de transformação de unidades convencionais. No entanto, é preciso considerar o contexto em que a escola se encontra: em escolas de regiões agrícolas, por exemplo, as medidas agrárias podem merecer maior atenção em sala de aula.

Probabilidade e estatística: ela propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em muitas situações- -problema da vida cotidiana, das ciências e da tecnologia. Assim, todos os cidadãos precisam desenvolver habilidades para coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados em uma variedade de contextos, de maneira a fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões adequadas. Isso inclui raciocinar e utilizar conceitos, representações e índices estatísticos para descrever, explicar e predizer fenômenos. Os alunos façam experimentos aleatórios e simulações para confrontar os resultados obtidos com a probabilidade teórica – probabilidade frequentista. A progressão dos conhecimentos se faz pelo aprimoramento da capacidade de enumeração dos elementos do espaço amostral, que está associada, também, aos problemas de contagem.

 

  • É hora de aprender a aprender!
  • PARTE 1- Contagem de rotina. Contagem ascendente e descendente. Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações

    (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

  • PARTE 2 - Contagem de rotina. Contagem ascendente e descendente. Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações

    (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF01MA01)

  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF01MA01)

  • PARTE 1-Quantificação de elementos, estimativas, contagem um a um, pareamento , agrupamentos, comparação./Padrões figurais e numéricos/Localização de objetos e de pessoas no espaço.

    (EF01MA02), (EF01MA01NIL), (EF01MA09), (EF01MA05NIL)

  • PARTE 2- Quantificação de elementos, estimativas, contagem um a um, pareamento , agrupamentos, comparação./Padrões figurais e numéricos/Localização de objetos e de pessoas no espaço.

    (EF01MA02), (EF01MA01NIL), (EF01MA09), (EF01MA05NIL)

  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF01MA02), (EF01MA01NIL), (EF01MA09), (EF01MA05NIL)

  • PARTE 2 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF01MA02), (EF01MA01NIL), (EF01MA09), (EF01MA05NIL)

  • PARTE 1 - Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação./Medidas de tempo/Leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples.

    (EF01MA02);(EF01MA01RJ) ;(EF01MA18); (EF01MA21)

  • PARTE 2 - Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação./Medidas de tempo/Leitura de tabelas e de gráficos de colunas simples.

    EF01MA02);(EF01MA01RJ) ;(EF01MA18); (EF01MA21)

  • PARTE 1- Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    EF01MA02);(EF01MA01RJ) ;(EF01MA18); (EF01MA21)

  • PARTE 2- Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    EF01MA02);(EF01MA01RJ) ;(EF01MA18); (EF01MA21)

  • TEMA GERADOR: EU, NOME E SOBRENOME

    Associar a discriminação do número à sua respectiva apresentação simbólica./ Associar a contagem de coleções de objetos à representação numérica das suas respectivas quantidades.

  • TEMA GERADOR: OBJETOS Á NOSSA VOLTA – FINALIDADES, CURIOSIDADES

    Contar de maneira exata e aproximada, organizar e ordenar objetos, localizar objetos no espaço, ampliar identificação dos números naturais trabalhados até o momento.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Da Região SUDESTE

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • Quantificação de elementos.../ Sequências recursivas.../ Medidas de tempo.../ Leitura de tabelas.../ Coleta e organização de informações... Semana de 15 a 19/06

    (EF01MA02) / (EF01MA10) / (EF01MA16) /(EF01MA21) /(EF01MA03RJ)

  • Quantificação de elementos de uma coleção.../ Sequências recursivas.../ Localização de objetos.../ Medidas de tempo.../ Coleta e organização de informações... Semana de 22 a 26/06

    (EF01MA03)/ (EF01MA10)/ (EF01MA11)/ (EF01MA17)/ (EF01MA03RJ)

  • Construção de fatos básicos da adição/Números em Libras... Semana de 29/06 a 03/07

    (EF01MA06) / (EF01MA02NIL) / (EF01MA10) /(EF01MA18) /(EF01MA03RJ)

  • Leitura, escrita e comparação de números naturais/Sequências recursivas.../Localização de objetos.../Coleta e organização de informações... Semana de 06 a 10/07

    (EF01MA01RJ) /(EF01MA02RJ)/(EF01MA10) /(EF01MA12)/(EF01MA03RJ)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhados. Semana de 13 a 17/07.
  • Aprofundando as Habilidades Trbalhadas. Semana de 20 a 24/07.
Grátis