0 aluno

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, deve-se retomar as vivências cotidianas das crianças com números, formas e espaço, e também as experiências desenvolvidas na Educação Infantil, para iniciar uma sistematização dessas noções. Nessa fase, as habilidades matemáticas que os alunos devem desenvolver não podem ficar restritas à aprendizagem dos algoritmos das chamadas “quatro operações”, apesar de sua importância. No que diz respeito ao cálculo, é necessário acrescentar, à realização dos algoritmos das operações, a habilidade de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar calculadora e, ainda, para decidir quando é apropriado usar um ou outro procedimento de cálculo.

A BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a ser desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. Cada uma delas pode receber ênfase diferente, a depender do ano de escolarização. São elas:

  • Números: tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. A expectativa é a de que os alunos resolvam problemas com números naturais, inteiros e racionais, envolvendo as operações fundamentais, com seus diferentes significados, e utilizando estratégias diversas, com compreensão dos processos neles envolvidos. Outro aspecto a ser considerado nessa unidade temática é o estudo de conceitos básicos de economia e finanças, visando à educação financeira dos alunos. Assim, podem ser discutidos assuntos como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento) e impostos.
  • Álgebra: tem como finalidade o desenvolvimento de um tipo especial de pensamento – pensamento algébrico – que é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos. Criar, interpretar e transitar entre as diversas representações gráficas e simbólicas, para resolver problemas por meio de equações e inequações, com compreensão dos procedimentos utilizados.
  • Geometria: envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento.
  • Grandezas e medidas: ao propor o estudo das medidas e das relações entre elas – ou seja, das relações métricas –, favorece a integração da Matemática a outras áreas de conhecimento, como Ciências (densidade, grandezas e escalas do Sistema Solar, energia elétrica etc.) ou Geografia (coordenadas geográficas, densidade demográfica, escalas de mapas e guias etc.). Devem resolver problemas oriundos de situações cotidianas que envolvem grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área (de triângulos e retângulos) e capacidade e volume (de sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, recorrendo, quando necessário, a transformações entre unidades de medida padronizadas mais usuais. Espera-se, também, que resolvam problemas sobre situações de compra e venda e desenvolvam, por exemplo, atitudes éticas e responsáveis em relação ao consumo. Sugere-se que esse processo seja iniciado utilizando, preferencialmente, unidades não convencionais para fazer as comparações e medições, o que dá sentido à ação de medir, evitando a ênfase em procedimentos de transformação de unidades convencionais. No entanto, é preciso considerar o contexto em que a escola se encontra: em escolas de regiões agrícolas, por exemplo, as medidas agrárias podem merecer maior atenção em sala de aula.

Probabilidade e estatística: ela propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em muitas situações- -problema da vida cotidiana, das ciências e da tecnologia. Assim, todos os cidadãos precisam desenvolver habilidades para coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados em uma variedade de contextos, de maneira a fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões adequadas. Isso inclui raciocinar e utilizar conceitos, representações e índices estatísticos para descrever, explicar e predizer fenômenos. Os alunos façam experimentos aleatórios e simulações para confrontar os resultados obtidos com a probabilidade teórica – probabilidade frequentista. A progressão dos conhecimentos se faz pelo aprimoramento da capacidade de enumeração dos elementos do espaço amostral, que está associada, também, aos problemas de contagem.

 

  • Uso do Calendário
  • PARTE 1 - Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens

    (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

  • PARTE 2 - Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens

    (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF04MA01)

  • PARTE 2- Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF04MA01)

  • PARTE 1 - Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais/Propriedades da igualdade/Problemas com sistema monetário.

    (EF04MA03), (EF04MA04), (EF04MA05), (EF04MA14), (EF04MA25)

  • PARTE 2 - Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais/Propriedades da igualdade/Problemas com sistema monetário.

    (EF04MA03), (EF04MA04), (EF04MA05), (EF04MA14), (EF04MA25)

  • PARTE 1 - Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF04MA03), (EF04MA04), (EF04MA05), (EF04MA14), (EF04MA25)

  • PARTE 2- Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF04MA03), (EF04MA04), (EF04MA05), (EF04MA14), (EF04MA25)

  • PARTE 1 - Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens/ Problemas de contagem e de sistema monetário brasileiro.

    (EF04MA01); (EF04MA08);(EF04MA25)

  • PARTE 2 - Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens/ Problemas de contagem e de sistema monetário brasileiro.

    (EF04MA01); (EF04MA08);(EF04MA25)

  • PARTE 1- Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF04MA01); (EF04MA08);(EF04MA25)

  • PARTE 2- Aprofundando as Habilidades descritas abaixo.

    (EF04MA01); (EF04MA08);(EF04MA25)

  • TEMA GERADOR: AMIZADE E AFETIVIDADE

    Desenvolvimento do raciocínio lógico com atividades sobre situação problema, estimativa, levantamento de dados/ Atividades que envolvam números...

  • TEMA GERADOR: DIFERENÇAS ENTRE NATUREZA E CULTURA

    Ordem dos números; Problemas e caçulo mental; Propriedades da adição; Relação de igualdade entre dois termos; Problemas envolvendo a relação de compra e venda.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 01 a 05 de junho.

    AS CONSTRUÇÕES DEVERÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O PATRIMÔNIO IMATERIAL. OS CONJUNTOS DE SABERES E PRÁTICAS ENTRE GERAÇÕES: DANÇAS, MÚSICAS, LENDAS, FESTAS, CELEBRAÇÕES, ARTEFATOS, INSTRUMENTOS, LUGARES, EXPRESSÕES. CONHECIMENTOS RELACIONADOS Á FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DIVERSIDADE DAS MANIFESTAÇÕES. Das Regiões NORTE e NORDESTE.

  • TEMA GERADOR: É HORA DE VALORIZAR O QUE É NOSSO! PATRIMÔNIO IMATERIAL. Semana de 08 a 12 de junho.

    EXPLORANDO O TEMA

  • Composição e decomposição de um número.../ Sequência numérica .../ Medidas de comprimento, massa e capacidade.../ Semana de 15 a 19/06

    (EF04MA02) / (EF04MA11) / (EF04MA20)

  • Problemas envolvendo diferentes.../ Relações entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão/Medidas de tempo... Semana de 22 a 26/06

    (EF04MA06) /(EF04MA13) /(EF04MA22)

  • Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão.../Expressões numéricas com parênteses... Semana de 29/06 a 03/07.

    (EF04MA07) / (EF04MA02RJ)/ (EF04MA14)

  • Problemas de contagem/Números ordinais.../Propriedades da igualdade/Áreas de figuras ... Semana de 06 a 10/07

    (EF04MA08) / (EF04MA01RJ) /(EF04MA15) /(EF04MA21)

  • Aprofundando as Habilidades trabalhadas. Semana de 13 a 17/07.
  • Aprofundando as Habilidades Trabalhadas. Semana de 20 a 24/07.
Grátis