Números inteiros

Olá, alunos!

Segue a aula relativa aos números inteiros, na qual vocês encontrarão uma explicação clara e objetiva além de uma atividade para podermos reforçar o nosso conteúdo.

 

Números inteiros

O conjunto dos números inteiros é resultado da evolução da contagem em razão da necessidade de números menores que zero.

Os números inteiros positivos foram os primeiros números trabalhados pela humanidade e eram utilizados para contagem.

O conjunto dos números inteiros não negativos recebe o nome de conjunto dos números naturais, sendo ele:

= {0,1,2,3,4,5,6…}

O conjunto dos números inteiros contempla também os inteiros negativos:

= {…, -8,-7,-6,-5,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5,6,7,8…}

Os números inteiros estão presentes até hoje em diversas situações do cotidiano da humanidade, como para medir temperaturas, contar dinheiro, marcar as horas etc. Sua importância é indiscutível.

 

A reta numérica

O conjunto dos inteiros é formado por números positivos e negativos. Esse conjunto é infinito nos dois sentidos da reta numérica.

Relação de Inclusão

A notação para representação do conjunto dos números inteiros é o símbolo Z A relação de inclusão no conjunto dos inteiros envolve o conjunto dos números naturais (N). Sendo que:

N⊂Z

Lê-se:

N está contido em Z

ou

Conjunto dos naturais está contido nos inteiros.

Veja a representação em diagramas.

Elementos do conjunto N: {+ 1, + 2, + 3, + 4, + 5}

Elementos do conjunto Z: {- 5, – 4, – 3, – 2, -1, +1, +2, +3, +4, +5}

Observe que os números naturais N = {+ 1, + 2, + 3, + 4, + 5} pertencem ao conjunto dos números inteiros Z = {- 5, – 4, – 3, – 2, -1, +1, +2, +3, +4, +5}, isso porque N⊂Z.

Subconjunto dos números inteiros

Conjunto dos números inteiros não negativos

Z+={x∈Z/x≥0}

Exemplo: Z+ = {0, +1, +2, +3, +4, +5 …}

Conjunto dos números inteiros não positivos

Z−={x∈Z/x≤0}

Exemplo: Z− = {… -5, -4, -3, -2, 0}

Conjunto dos números inteiros positivos não nulos

Z+*={x∈Z/x>0}

Exemplo: Z+* = {+1, +2, +3, +4, +5 …}

Obs. Utilizar o (*) significa que o número zero não pertence ao conjunto.

Conjunto dos números inteiros negativos não nulos

Z−*={x∈Z/x<0}

Exemplo: Z−* = {… -5, -4, -3, -2, -1}

Obs. Utilizar o (*) significa que o número zero não pertence ao conjunto.

Abaixo, o link  para o material com a explicação necessária e a atividade.Uma boa aula e até  até a próxima!!

 

números inteiros – 7º ano – Apresentação

 

Vamos agora assistir a um vídeo sobre multiplicação com números inteiros?

 

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1- Reta-Numérica

E aí, gostou?

Se quiser treinar um pouco mais,   clique aqui .

 



 

Exercícios de Fixação

  • André recebeu o salário de R$ 532,00 ,comprou uma jaqueta que custou ,R$ 300,00.Qual foi a diferença que restou do salário de André?
  1. R$ 240,10
  2. R$ 236,00
  3. R$242,50
  4. R$ 232,00

 

 

  • Se corri 12km do Sítio do Gama até o inicio de Santa Maria e mais 10km  de  Santa Maia até o Gama .Quantos  Km correrei se eu repetir o mesmo percurso voltando?

 

  1. 59 Quilômetros
  2. 61 Quilômetros
  3. 44 Quilômetros
  4. 60 Quilômetros

 

A  sequência  da resposta correta é  :

a)1164, 549, 49 e 383.

b)1004, 954, 94 e 338.

c)1064, 595, 95 e 333.

d)1064, 495, 94 e 338.

 

  • Escreva os números em algarismo romanos:

a)15=

b)60=

 

  • Um fazendeiro possui 10 vacas leiteiras .Cada vaca leiteira produz 4 litros de leite por dia.Se o fazendeiro vender esse leite em garrafas de 1 litro,quantas garrafas podem ser vendidas em 1 mês?
  1. 1500 litros
  2. 1200 litros
  3. 1400 litros
  4. 1300 litros

 

 

6)Desenvolva os seguintes produtos:

a)296×14=

b)392×8=

Exercícios

  • Escreva o sucessor e o antecessor dos seguintes números inteiros

{0, – 98, +1024, – 72, +26 + 1, -2}. Em seguida, ordene os números na forma crescente.

 

  • Geraldinho depositou em sua conta bancária a quantia de R$ 200,00. Ao conferir o saldo de sua conta notou que possuía um valor negativo de R$ -50,00. Quanto Geraldinho devia ao banco?

 

  • Responda:

 

a) -16 é o antecessor de que número?

 

b) 12 é o sucessor de que número?

 

c)  Qual é o sucessor de zero?

 

d)  Qual é o antecessor de zero?